Vaso “Origami” – Growth do Studio Ayaskan

Pot-Gif-SMALL
Growth do Studio Ayaskan

Descobri recentemente o projeto Growth do Studio Ayaskan. Trata-se de um vaso “origami” que cresce em conjunto com a planta, não havendo a necessidade de transferi-la para outro vaso durante o seu crescimento (daí o nome Growth, que significa crescimento em inglês).

growth_070715_06-800x1204A ideia dos irmãos gêmeos, Bike e Begum Ayaskan, fundadores do Estúdio londrino, visa a sustentabilidade, uma vez que não haveria geração de resíduos causados pela troca de vasos. (Genteee, o vaso expande até 05 vezes o seu tamanho original, o que eu achei incrível porque diminui as chances da planta morrer durante uma das transferências, confesso ter medo de trocar uma muda para outro lugar e ela não estar forte o suficiente para aguentar a mudança… acho que isso acontece muito  🙁 e eu não acredito que seja por incompetência minha ou de alguém, mas simplesmente porque nem todo mundo está habituado ou é conhecedor das características e necessidades das plantas.)

Outra qualidade importante deste projeto é a fluidez ao processo natural de desenvolvimento da planta e de suas raízes, ela pode se desenvolver mais naturalmente, óbvio que dentro de um limite.

Em uma matéria para o site The Contemporist, os irmãos disseram o seguinte:

“Há uma forte desconexão entre a natureza e os ambientes a que estamos habituados como seres humanos. Os espaços e objetos que construímos e que estão a nossa volta são muito estáticos. Na natureza, tudo evolui, se adapta, cresce, floresce, degrada, morre, é absorvido, reutilizado. Nada fica parado. Tudo flui.”

Estúdio Ayaskan para The Contemporist

E não é que eles tem toda razão?! rs A natureza se transforma e se adapta de uma maneira impressionante, ela se modifica, está em constante metamorfose. Achei uma ideia incrível pensar na evolução das coisas e em como aproveitá-la da melhor forma possível para que não vire um resíduo tão brevemente, como acontece com a maioria das coisas.

IMG-009
O vaso é feito de prolipropileno, na parte de baixo há uma tela feita do mesmo material para o escoamento e absorção da água.

Imagino o trabalho que deve ter sido chegar na formulação ideal para que este processo funcionasse. Atualmente o produto está em fase de produção… já imagino ele em diversas cores alegrando as casas por ai 😉 .

Enquanto não o temos a nossa disposição, podemos aproveitar para nos divertimos com cachepots visualmente parecidos (pelo menos na minha opinião… rs). Este estilo origami, meio geométrico amassado na sua etapa final, me lembrou um modelo de cachepot  super fácil de fazer e que traz um estilo charmoso para o cantinho das flores. rs

82
O Ateliê Casa de Maria disponibilizou o passo a passo dessa coisa fofa que dá para alegrar o cantinho das flores na sua casa. Para saber como fazer é só acessar o post e colocar a mão na massa!

Depois me digam se acharam parecido ou se eu sou louca… hahaha

Amo essas inovações e espero que o vaso dê certo e chegue ao mercado logo por um preço acessível (Quem sabe, né?! Não custa sonhar!). rs

Por mais inovações assim 🙂

Beijos carinhosos.

Carol

4 Comments

  1. mara

    12 Agosto, 2015 at 21:20

    Achei a idéia do vaso super legal além de bonita.

    1. Canto de Ca

      12 Agosto, 2015 at 22:52

      As mudinhas de jabuticaba agradeceriam né?! rs Eu amei a ideia!!! Quem sabe não se torna popular?!

  2. Patria

    14 Agosto, 2015 at 0:00

    Oi Ca! seu cantinho é inspirador!
    Gente, esses vazinhos são encantadores demais, e além de serem lindos são super interessantes. Dá vontade de encher a casa deles rs beijos!

    1. Canto de Ca

      14 Agosto, 2015 at 0:54

      Own minha flor!!! Que delícia vc por aqui!
      Você viu que legal esse projeto?! Eu amei!
      Quem sabe teremos um futuramente, né?!
      Beijos <3

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.