Dia 13/100 – Blusinha de Chita

O 13º dia do desafio, foi o dia para me aventurar na costura. Como em todas as técnicas neste desafio, eu sei só o básico do básico.

Minha máquina de costura era da minha vó, aquelas bem antigas de ferro. Atualmente eu comprei uma overloque semi profissional, com a ajuda da minha cunhadinha que manja muitooooo de costura, mas acreditem se quiser ainda não consegui tempo para fazê-la funcionar.

Falando em cunhada, faz um tempo que não me preocupo com roupa, pois ela consegue resolver todos os meus problemas 🙂 Minha cunhada é a Pati do blog Patria da Costura, ela também tem uma loja a D’la Patria e um Canal do youtube que é uma maravilha para quem quer aprender a costurar. Se você é uma dessas pessoas, corre lá porque você vai amar, ela fala sobre a modelagem, o acabamento, como usar a máquina, enfim… super enriquecedor. E lógico que, foi com a ajuda das dicas dela que eu tentei colocar em prática um pouco no projeto de ontem.

NÍVEL DE DIFICULDADE: ** (duas estrelinhas), pelo menos para mim.

TEMPO DE EXECUÇÃO: O tempo de execução até que foi rápido, cerca de 1:30hs/ 2hs.

MATERIAL: Tecido (um pouco menos que 1 m), linha, máquina de costura e cartolina para o molde. Eu usei a chita de tecido, não sei se é a melhor opção, pois é um tecido pouco maleável, mas eu amo a estampa gente! rs Aqui em São Paulo é muito baratinho, cerca de R$ 5,00 o metro.

Olha a estampa desse tecido 🙂 Sou apaixonada!
Blusa minha, com corte simples que utilizei como molde.

PROCESSO: Para executar essa blusinha eu utilizei como molde uma outra que eu tinha e que julguei ser bem simples para fazer.

Eu joguei a blusa em cima de uma cartolina (não tinha papel craft, então eu uni 2 cartolinas para caber a blusinha e fiz o meu molde desta forma para poder cortar a chita do tamanho necessário). Foi super fácil, pois como essa blusa é um pouco grandinha para mim, eu resolvi nem deixar a margem de costura, pois a margem que eu faria tiraria o tamanho necessário para a blusinha ficar menor.

A medida dessa blusinha é igual tanto na parte frontal, quanto na parte de trás, então, eu cortei os dois lados de uma única vez e do mesmo tamanho, sem dificuldades.

As 02 partes da blusinha 🙂

Como eu ainda não estou usando a overloque que comprei, eu fiz toda a barra dos tecidos antes de unir, na reta.

Barra dupla em todo o entorno do tecido para não desfiar.

Depois disso eu uni as duas partes e coloquei uma alcinha. Como alça eu usei um pedaço de cordão que eu tinha por aqui do que sobrou do suporte de vaso em macramé que eu já tinha feito outrora.

CONSIDERAÇÕES: O tecido não ficou super confortável para utilizar. Como o tamanho da blusinha era maior, sem fazer a margem de costura, ela ficou do tamanho justo que eu queria, mas tem que se atentar a margem de costura para não ficar pequeno quando terminar de costurar. Se inscrevam no canal da Patria da Costura no Youtube que vocês verão que não é tão difícil quanto parece. Outra consideração importante é que para colocar o cordão como alça é necessário fazer um reforço no tecido para que aguente e não solte fácil.

É isso gente, 13º dia fechado com chave de ouro com a costura 🙂

Beijos Carinhosos.

Carol

 

 

2 Comments

  1. Patria da Costura

    24 Setembro, 2017 at 19:12

    Menina, ficou tão liiiinda! amei a estampa e o cordãozinho para a alça, e para a primeira peça e tipo de tecido foi uma ótima escolha. Minha primeira peça foi bastante sofrida pra fazer, mas tenho ela até hoje, assim dá pra comparar a evolução rsrs. Minha curiosidade é, que tipo de acabamento você usou nas laterais e cavas? Pois a barrinha dupla ficou muito boa ♥
    Parabéns, adoreeei, pode rolar uma sainha em breve? haha
    Agradeço de coração pelo imenso carinho e por divulgar a Patria da costura!!!
    Beijos carinhosos ♥♥♥

    1. detalhesdacarol

      25 Setembro, 2017 at 4:37

      Ah Pati que isso… seu blog e canal são fantásticos e quem não conhece tem que conhecer. Então Pati… fiz uma blusinha, yey… mas ainda quero aquelas que te encomendei hein?! hahahahahah
      Então o único acabamento que eu fiz na peça toda foi essa barrinha com duas dobras mesmo. Não ficou ruim não… o único acabamento que eu achei que preciso melhorar é o reforço para a alça, sabe?! deixar ele mais firme e esconder a pontinha da alça que foi costurada. Mas no geral fiquei feliz com o resultado. As estampas são demais, né?!
      Beijos Queridona!!!

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.