Dia 049/100 – Cortina 01

Dia 49 do desafio eu resolvi fazer uma cortina. Na verdade, eu estava devendo essa cortina para minha mãe há muito tempo. rs Daqueles projetos que a gente sempre fala que vai fazer e nunca consegue parar para colocar em prática.

Compramos este tecido no Brás há muito tempo. É um tecido próprio para cortina. Como minha mãe não queria aplicação de ilhós eu fiz com base no modelo do vídeo da Patria da Costura. Na página dela do youtube ela ensina como fazer tanto com ilhós como sem ilhós. Ambos são bem fáceis de fazer, mas esse modelo que eu escolhi é super fácil. A única dificuldade dele é conseguir cortar o tecido sem ficar torto… ahahhaahah De resto é tranquilo!

NÍVEL DE DIFICULDADE: *

TEMPO DE EXECUÇÃO: Eu demorei um pouco para me acertar com o tecido. Minha casa tem pouco espaço e o tecido era enorme. kkkk Mas tirando isso é um projeto de 30/60 min.

MATERIAL: Tecido de cortina, régua, tesoura e máquina de costura

O tecido é lindo. Com listras. Daria para usar tanto na vertical quanto na horizontal. A gente preferiu a vertical.

PROCESSO: Fiz tudo seguindo o video da Pati também. O passo a passo é basicamente este:

  • Medir a sua janela e definir qual o caimento da cortina que você vai querer (que cubra só a janela, ou que vá do teto até o chão. Neste caso queriamos apenas cobrir a janela;
  • Escolher o tecido;
  • Fazer os cálculos, de acordo com o tamanho que você quer de cortina, para descobrir o quanto você quer deixar de acabamentos. Eu fiz dobras nas barras de cima e de baixo de 10 cm, mas as barrinhas de 1 cm para o tecido não desfiar. Então, além do tamanho da cortina (no meu caso ela ficou com 1,50m de altura) eu deixei ainda mais 22 metros a mais no comprimento.
  • Medir o tecido e cortar certinho, a ponto de não ficar torto, afinal quando pendurar pode ficar visível que não foi cortado corretamente (Fiquei muito preocupada com essa parte);
  • Depois é só passar na máquina e pronto, a cortina está pronta.
Cortina na parede da minha sala… hahahah

CONSIDERAÇÕES: O fato do tecido ser de listra facilitou o corte no tamanho certo. Mas mesmo assim, não tinha pensado no quanto é importante essa questão para não ver que ela não ficar torta quando pendurada. Esse método de acabamento para colocar no trilho é mais difícil de fazer correr a cortina, por isso é importante deixar um vão mais largo e não fazer tão rente ao varão. Assistam o vídeo e vocês verão que não terão grandes problemas para fazer desta forma!

Beijos Carinhosos

Carol

 

 

Leave a Reply