Casas de veraneio em Portugal

Estava eu aqui me martirizando por querer escrever um monte de coisas para vocês, sem conseguir me decidir sobre qual assunto abordar primeiro. Eis que, desde que criei o blog, (apesar de escrever pouco por aqui ainda) descobri uma infinidade de assuntos que estão borbulhando na minha cabeça. (Pois é, o que antes era um problema por falta de ideias agora é um problema por excesso de ideias… 🙂 é gente, sou assim, pouco complicada!).

Acontece que nas minhas infinitas pesquisas, encontrei o litoral português e suas casinhas charmosas, denominadas como Palheiros e resolvi dividir a minha descoberta com vocês 🙂 .

Praia da SaϜde, Costa da Caparica, Portugal
Praia da Saœúde, Costa da Caparica, Portugal. Você passaria suas férias hospedado nessas casinhas a beira mar?!

Em Portugal, são denominados como Palheiros as casas de madeira em terreno de jurisdição marítima, mais especificamente, as casas a beira mar construídas, inicialmente, no século XIX e que serviam para armazenar os objetos de pescaria.

Ao longo do século, com o aumento de banhistas visitando as cidades, os palheiros ganharam uma nova utilidade: abrigar os turistas na época do verão. Desde então, tem sido assim por grande parte do litoral português. Quem ganha, com certeza, são os visitantes! rs

Costa-da-Caparica-Praia-da-saúde-Portugal-1
Duas casinhas encantadoras na Praia da SaϜde, Costa da Caparica, Portugal. Fotos: Aleksander Majdanski.

A Praia da Saúde localiza-se na Costa da Caparica, próximo da cidade de Lisboa. Ainda ocorre pesca artesanal nesta praia, no entanto, não sei informar se alguma casa serve exclusivamente para os pescadores. 

Costa-da-Caparica-Praia-da-saúde-Portugal-2
Praia da SaϜde, Costa da Caparica, Portugal. Fotos: Aleksander Majdanski.

 

Os primeiros palheiros construídos possuíam um só piso, sem divisões internas e erguiam-se sobre estacas que ficavam à vista, e se encontravam assentados na areia seca. Este tipo de estrutura ainda pode ser visualizada na Costa de Caparica, diferente das demais cidades onde os palheiros foram construídos fora da areia – em “terreno mais firme”.

Essa estrutura dos Palheiros na praia da Saúde possibilitou o transporte destes, através de troncos de madeiras puxados por juntas de bois e tratores, quando houve a necessidade de fugir do avanço do mar atlântico.

Praia-da-saúde-Costa-da-Caparica-Portugal-3
Praia da SaϜde, Costa da Caparica, Portugal
Praia da Saœúde, Costa da Caparica, Portugal nos anos de 1960/1970. Observe como os palheiros ocupavam praticamente toda a extensão da costa. Foto: Fórum Palheiros da Costa Caparica.
Praia da Saœúde, Costa da Caparica, Portugal nos anos de 1960/1970. Observe como os palheiros ocupavam praticamente toda a extensão da costa. Foto: Fórum Palheiros da Costa Caparica.

Nos últimos anos, os palheiros na Praia da Saúde foram sendo derrubados pelo governo local. Analisando algumas fotos é possível notar a diminuição de casas como estas ao longo dos últimos anos. Os motivos são variados (saneamento ambiental, desocupação da área da areia (a qual é pública), etc…), mas os moradores da região lutam para que os palheiros que ainda existem, sejam mantidos e se tornem patrimônio público e cultural do município. É muita história para contar, né minha gente?!

Os palheiros da cidade de Aveiro, Costa Nova, são diferentes da Costa de Caparica. Eles possuem um disposição semelhante as das casas germinadas que temos aqui no Brasil (uma ao lado da outra). Todas são coloridas, em sua maioria verde, vermelha, amarela e azul, as cores ficam em linhas verticais e horizontais num fundo branco dando um aspecto super charmoso para a cidadezinha.

Palheiros-Costa-Nova1
Palheiros Costa Nova. Fotos: Marvelous Homes.

De acordo com uma reportagem do Jornal de Notícias de Portugal, algumas casas chegam a ter mais de 100 anos, lógico que sofreram alterações e mesmo novos andares. 

“Nós mudamos muita coisa e hoje em dia temos oito quartos, uma sala e uma cozinha, divididos por dois andares”, conta Ernesto Barros. (Jornal de Notícias)

Palheiro-costa-Nova
Palheiros em Costa Nova. Foto: A viagem começa aqui. É muito amor.
Palheiros-Costa-Nova-Aveiro11
Foto: Visite Portugal. Gente, estou aqui morrendo com as fachadas dessas casas. O que é essa floreira, por exemplo?! \o/
Palheiros-Costa-Nova-Aveiro8
Foto: Visite Portugal.
Palheiros-Costa-Nova-Aveiro1
Foto: Blog Marvelous
Palheiros-Costa-Nova-Aveiro7
Foto: Visite Portugal.
Palheiros-Costa-Nova-Aveiro2
Foto: Visite Portugal. Essa vermelhinha ao lado da amarela foi a minha preferida na Costa Nova. Passaria férias facilmente 🙂 rs É muito charme pra um lugar só, né?!

Palheiro-costa-Nova-1960Para termos uma ideia de como era a região há anos atrás, encontrei essa foto sem data, mas que dá para entender a busca de turistas por um local tão privilegiado. Que paz e que calmaria devia ser né?!

Não é à toa que Eça de Queiroz passou tempos importantes nessa região, seja para finalizar um livro ou organizar seu casamento.

palheiro_jose_estevao_1_350_250
Palheiro do Jornalista José Estevão, onde Eça de Queiroz passou muitas férias, organizou seu casamento e finalizou alguns de seus livros.

O palheiro onde, muitas vezes ele passava os verões, era do jornalista José Estevão e se encontra na região até hoje (Ver foto ao lado). No portão há uma placa com cerâmica identificando sua origem.

Eu sempre acho encantador descobrir hábitos de grandes escritores. Já imaginei como ele passava seus dias nesse palheiro durante o verão. É muito amor!

Costa Nova e seus palheiros são citados em muitas cartas escritas por Eça de Queirós, como nesta em 1883: “Eu considero a Costa Nova um dos mais deliciosos pontos do globo. É verdade que estávamos em grande alegria no excelente palheiro de José Estevão…” (Para maiores informações aqui).

Praia-da-saúde-Costa-da-Caparica-Portugal2
Praia da SaϜde, Costa da Caparica, Portugal. Fotos: Aleksander Majdanski.

E ae gente, encantados com os palheiros de Portugal?! Eu não sei vocês, mas eu já escolhi em qual eu quero ter a minha estadia quando for pra lá. 🙂 E vocês?!

Beijos carinhosos
Carol

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.